01 setembro, 2011

Só para ocupar espaço!


Por: Luiza Spínola

Brasília é famosa por ainda preservar espaçosas áreas públicas, numa época em que os espaços estão cada vez menores: as casas transformaram-se em kitnets, os jardins em vasos, os escritórios em baias e os rios em piscinas. Nos cenários das grandes metrópoles já não mais contemplamos o céu, o sol, a lua, o rio e as árvores. Nossas praças agora têm cercas e estamos cada dia mais perdidos dentro dos caóticos labirintos urbanos. Mas Brasília se mantém como exceção dentro desse cenário contemporâneo. Daqui, observamos o horizonte, contemplamos o pôr-do-sol e temos clube de piscina natural dentro da cidade! Os espaços públicos, de tão amplos, amedrontam os pedestres, que não transitam pelas ruas, transformando a cidade em um grande paradoxo: com tantos espaços vazios, prontos para receberem as grandes massas urbanas, porque nos contentamos em admirá-los pelas janelas de nossos carros?
Para diminuir este contraste, iniciativas de ocupação das áreas públicas vêm sendo elaboradas, de forma que os moradores do Distrito Federal consigam desfrutar ainda mais dessa amplidão cada vez mais rara. O espaço que recebe o Museu da República e a Biblioteca Nacional, por exemplo, já se transformou no mais novo point da cidade. Só no último mês, o espaço já recebeu o Bourbon Street Fest, foi palco do V Arte e Cidadania na abertura do Cena Contemporânea, além de ser o ponto de encontro deste importante festival internacional de teatro. A ocupação do museu ainda poderá ser vista durante o 44º Festival de Cinema de Brasília, mas antes dele, durante o evento Celebrar Brasília, dias 10 e 11 de Setembro, que receberá o Gotan Project, além de diversos artistas áudio visuais, que transformarão a cúpula do Museu numa gigantesca área para projeções.  
O Celebrar Brasília se apresenta como um projeto ainda mais consciente, por carregar como principal objetivo a questão da educação ambiental na preservação do cerrado e na recuperação de nascentes. Além disso, promove o intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais e incentiva o turismo local demonstrando, dessa forma, que tecnologia, modernidade e vanguarda caminham junto com preservação ambiental, criatividade e consciência. Uma proposta que me parece bastante similar à de Brasília. Então, povo, vamos para a rua, contemplar a vida!

Para maiores informações dos eventos citados:
44º Festival de Cinema de Brasília: http://www.festbrasilia.com.br/2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário