04 outubro, 2011

Deformance no Tubo de Ensaio da UnB, com Willian Lopes


O projeto performático, Tubo de Ensaio, produzido pela DEA (Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB), fez do Minhocão da UnB, durante o último final de semana, palco para dezenas de performances orientadas pelo tema Fronteiras. Todas as apresentações aconteceram simultaneamente, durante as duas horas que durou a mostra. Willian Lopes, que neste semestre orienta a criação de solos performáticos dentro da oficina que ministra no Espaço Cultural Mosaico, reuniu seus pupilos e, juntos, elaboraram uma deformance para compor a programação artística do projeto que abriu a Semana Universitária.
Willian e seu grupo apresentaram um espetáculo onde o foco estava no rompimento das fronteiras que delimitam o ego do homem. O exercício coreográfico começou com os personagens nitidamente inseridos no catálogo social, ou marcadamente limitados pelo ego. No entanto, a partir de movimentos tensionados, cada um dos atores evocou o processo de construção de personagens, capaz de perfurar os limites do ego num fluxo contínuo, guiado pela dança do devir. Construídos entre a mitologia pessoal e a arquetípica, esses personagens saíram de seus círculos, para intervirem no mundo externo, e interagiram de forma não mais marcada pela rigidez das divisas. Na vivência performática, o encontro com o outro constitui um corpo expandido, intenso e que se volta para o gesto livre do sentido, capaz de absorver discursos e propor novas questões.












Elenco: Alberto Albino, Ana Barros, Antonella Kalavati, Carlos Gutierrez, Isabel Schmidt, Luana Dias, Natália de Resende, Rafael Toscano, Sarah Menezes, Thaynara Sousa, Tiago Ianuck 
Direção: Willian Lopes
Sound design: Olivieiri
Video performance: Robertoav.com
Apoio/ Realização: Espaço Cultural Mosaico

Nenhum comentário:

Postar um comentário