10 outubro, 2011

O Complexo Cultural Funarte de Brasília recebe a Mostra de Teatro para a Infância!


Programação do Ciclo de Palestras:

O projeto de ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos promove além dos espetáculos um ciclo de palestras que têm o objetivo discutir em nível artístico, educacional, civil e político o teatro feito para as crianças e por crianças. Tal atividade favorecerá a compreensão e a transformação de antigos paradigmas em relação ao produto teatral, ao processo criativo para a construção de espetáculos infantis e o papel do teatro como ferramenta de desenvolvimento infantil. Para palestrarem serão convidados especialistas professores, psicólogos, comunicadores e artistas com notório conhecimentos nos assuntos e temas que serão abordados.


O Processo Criativo na Produção Artística para a Criança
19/10/11
Horário: 15h às 17h
Local: Teatro Plínio Marcos
Tema: O Processo Criativo na Produção Artística para a Criança
Palestrante: Gabriel Guimard – SP
Mediador: Izabela Brochado


Ao falarmos em produção artística para crianças, é necessário entender com qual criança estamos lidando. Mesmo que as respostas sejam complexas e difíceis de serem respondidas. Quem é esta criança contemporânea? A infância ainda existe? E as diferenças entre crianças rurais, urbanas, de periferia? E as faixas etárias? Para a criança devemos apresentar apenas o que é produzido especificamente para o público infantil? Estas e tantas outras questões fazem perceber que o processo criativo dentro da produção artística para a criança é um tema extremamente profundo e cheio de variáveis. Parafraseando um dos grandes mestres do teatro – Stanislavski: a produção artística para crianças deve ser feita como a produção artística para adultos...porém,  ainda melhor!

Gabriel Guimard iniciou suas atividades artísticas em 1984. Tem formação de ator, mímico, palhaço, é pesquisador das artes para infância, e diretor da Cia. Megamini, que se dedica a pesquisa de espetáculos para crianças. Atuou durante cinco anos na companhia francesa Philippe Genty. Atualmente está em cartaz com o espetáculo "Viva o Paiaço!". É fundador e editor do Portal Cultura Infância -www.culturainfancia.com.br.  Escreve sobre teatro para crianças, tem realizado curadorias para festivais de teatro infantil e ministra palestras sobre Cultura da Infância.

Educação e Arte para Infância
19/10/11
Horário: 20h às 22h
Local: Teatro Plínio Marcos
Tema: Educação e Arte para Infância
Palestrante: Paula Zurawski – SP
Mediador: Fabiana Marroni

A palestra busca discutir a presença do teatro na educação e a importância de um contato contínuo das crianças com ele dentro de uma abordagem que reconheça o teatro como uma arte que tem contribuições únicas e específicas para a formação dos indivíduos. Propõe também uma reflexão sobre a possibilidade de oferecer às crianças experiências artísticas e estéticas num trabalho que integre as diferentes artes. Como contribuir para a formação de crianças e jovens que façam e fruam teatro? Considerando isso, a palestra busca também refletir sobre caminhos a trilhar na formação de professores.

Maria Paula Vignola Zurawski. Mestre em Educação pela FEUSP e graduada em Artes Cênicas pela ECA - USP. Professora universitária e formadora em projetos de capacitação em redes públicas e particulares. Atriz do Grupo Furunfunfum de teatro para crianças, cujos trabalhos para o publico infantil foram contemplados com vários prêmios, como o APCA de melhor autor de teatro infantil de 2004. Desde 2004, é assessora pedagógica do Teatro Alfa em São Paulo, elaboradora dos programas dos espetáculos e do material de apoio didático das temporadas infantis deste Teatro. Foi curadora dos Encontros de Teatro Infantil do Teatro Alfa em 2008 e 2010. De sua produção escrita constam a tradução de A História Mundial do Teatro, em 2000, pela Editora Perspectiva. Escreveu o documento Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil - área de Movimento, lançado pelo MEC em 1999. Participou da equipe elaboradora das Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2008. Atualmente, é assessora da equipe da Diretoria de Educação Técnica de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (DOT- EI), e atua como coordenadora dos grupos de formação de coordenadores pedagógicos, diretores e professores dos CEIs e EMEIs da rede municipal de ensino. 

A dramaturgia no teatro infantil e jovem
26/10/11
Horário: 15h às 17h
Local: Teatro Plínio Marcos
Tema: Dramaturgia no Teatro Infantil e Jovem
Palestrante: Marcelo Ramagnoli - SP
Mediador: Tino Freitas

Aborda as características da escrita dramática para o teatro destinado às crianças e jovens e propõe uma discussão coletiva sobre as formas de invenção dramatúrgica. Aponta métodos e conceitos baseados em três autores:  Aristóteles – “Arte poética”, Ítalo Calvino – “Seis propostas para o próximo milênio” e Chistopher Vogler - “A jornada do escritor - estruturas míticas para escritores”. Discute a escolha de temas em espetáculos para crianças e analisa o desenvolvimento de roteiro e ação dramática pertinentes ao universo infantil.

Palestrante: MARCELO ROMAGNOLI é dramaturgo e diretor, atuando nos teatros adulto e infanto-juvenil na cidade de Sâo Paulo desde 1994. Formado em Direção Teatral pela ECA/USP e História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Médice em Florença-Itália. Desde 1998 escreve regularmente para crianças e jovens, assinando textos como “Tempo de Nada. Tempo de Tudo." em parceria com Juliana Jardim (1998); “Esperando o Lima” com o Trio Pirathiny (1999); "O Retrato de Janete"  (direção de Dedé Pacheco, 2001); “Luna Clara e Apolo 11" adaptação do romance de Adriana Falcão (direção de Cris Lozano, 2005); “Um destino para Julieta e Romeu”, com  a Cia Barracão Cultural (direção Cris Lozano, 2006); "A criança mais velha do mundo" (2010, dir Claudia Missura) e a direção e adaptação do libreto da ópera para crianças "A história do soldado" de Igor Stravinsky (2011). Desde 2004 escreve e dirige os espetáculos da Banda Mirim: "Felizardo" (2004), "O Menino Teresa" (2007), “Sapecado” (2008), “Cabaret 68” (2009) e “Espoleta” (2010) e "Radio-Show" (2011). No teatro adulto dirigiu, entre outras: "Eu Sou Vida"; "Eu Não sou Morte de Qorpo Santo", na XXII Bienal de Artes de São Paulo (1996); "Madrugada", com Juliana Jardim, em SP, RJ, PR, RS, Seattle, Los Angeles (2001); “Aviso Sidereo”, adaptações dos textos Paixões da Alma baseado em René Decartes; "Sistema do Mundo", baseado em Isaac Newton e "Tratado do Nada" baseado em Blaise Pascal (2005); "Meu filho sem nome" de Izilda Simões (2011). Entre os prêmios recebidos, destacam-se o APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte - 2010 de Melhor Diretor com o espetaculo "Espoleta", APCA 2008 Melhor Texto e APCA Melhor Espetáculo com "Sapecado". Prêmio Coca-cola Femsa 2008 Melhor Texto com "Sapecado". Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2008 Melhor Espetáculo “Sapecado”. APCA 2004 Melhor Espetáculo Musical “Felizardo” e Prêmio FEMSA 2004 Melhor Espetáculo “Felizardo”. APCA 2002 Melhor Espetáculo Infantil “O Retrato de Janete”. Foi professor de teatro na Fatec-SP (1994/98), no Esporte Clube Pinheiros SP (1994/98) e artista-orientador na Secretaria de Cultura de São Paulo entre 2003/06. Colaborador no suplemento Folhinha do jornal Folha de São Paulo em 2010.

O Jogo teatral no desenvolvimento infantil
26/10/11
Horário: 20h às 22h
Local: Teatro Plínio Marcos
Tema: O Jogo Teatral no desenvolvimento Infantil
Palestrante: Maria Helena Kuhner - RJ
Mediador: Joana Abreu

Maria Helena abordará conceitos de diferentes áreas do conhecimento - psicologia, pedagogia, linguística, antropologia - para repensar o que é ser criança, a importância do brincar infantil, das experiências vividas, de seu modo de lidar com os próprios impulsos, de suas relações com o ambiente, de nos jogos ser participante ativo ou passivo, de sua adaptação à realidade ou capacidade de modificá-la com a imaginação, a invenção, o sonho... E qual seria o papel da arte e do teatro neste contexto.

Maria Helena Kuhner tem formação em Letras, Orientação Educacional  e Psicologia (PUC-RJ). Escritora  de peças para adultos e crianças, ensaísta, pesquisadora, contista e tradutora, soma um total de 31 livros publicados, 24 prêmios em Teatro e Literatura, sendo os mais recentes o Prêmio Shell - Categoria Especial (2007), pelo Catálogo da Dramaturgia Brasileira (5.500 obras); o Prêmio Odorico Mendes, da União Brasileira de Escritores (2008) pela tradução de 4 obras do siciliano Andrea Camilleri; o Prêmio Roquette Pinto pelo Projeto Aquarela do Brasil (pesquisa, adaptação para rádio e gravação de peças teatrais de diferentes autores/regiões do Brasil veiculadas nas 93 emissoras da ARPUB e em 400 rádios comunitárias (2010). Nos últimos anos foram montadas, de sua autoria: “O Homem, a Mulher e a Aposta” (comédia musical, no  Teatro Glauce Rocha e cidades serranas do RJ); “Dá-se um jeito!” (farsa- no Centro Cultural da Justiça Federal);  “João do Vale, o Poeta do Povo”- (musical, no Teatro Glauce Rocha, Teatro do SESI e Sala Baden Powell); “Bárbara”, (drama histórico, na Academia Brasileira de Letras); “Ana C. ou Um Navio no Espaço”, com direção de Paulo José, escolhida para inaugurar a OI Futuro de Ipanema, e ainda em circuito pelo país. No momento tem seu musical “Zé Kéti: eu sou o samba” em temporada na ABL, e seguindo para o SESC-Tijuca em novembro e dezembro. Entre suas Atividades Profissionais:  Foi Diretora ou Assessora de diferentes órgãos de cultura, federais, estaduais e municipais: Conselho Estadual de Cultura do RJ; Serviço Nacional de Teatro; Fundação Centro Brasileiro de TV-Educativa; Associação Carioca de Empresários Teatrais; Rio Arte/ SMC; Consultora, para o Exterior, das Universidades da Califórnia, de Roma, de Viena, de Buenos Aires, de Cincinatti, de Duke e da Fundação Rockfeller. E no Brasil, da Secretaria de Assuntos Culturais do MinC, do Mobral Cultural, da Funterj, da  Funarte, da Sec. Estadual de Cultura, da Sec. Educação, da TV-Globo (Globotec e GNT). Criadora do Projeto Anna Magnani, que já realizou 39 eventos, de 1989 a nossos dias, visando ao levantamento e discussão de temas da atualidade, e a uma visão da sociedade pela ângulo da Mulher. É membro de inúmeras entidades culturais, entre as quais: SEPLA-Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latinoamericanos; SOCII-Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; CEPETIN - Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infanto-Juvenil; UBE - União Brasileira de Escritores; PEN CLUB do Brasil. E seu nome vem seguidamente ligado a seminários, festivais, encontros, júris de concursos, mostras, debates etc. sobre Teatro e/ou Cultura em todo o Brasil e no Exterior (USA, Cuba, México, Itália, Alemanha, Portugal, Peru, Bolívia, etc).




Nenhum comentário:

Postar um comentário