07 fevereiro, 2012

O Mosaico apoia esta ideia: Oficinas Gratuitas de teatro!!

A partir do dia 10 de fevereiro estarão abertas as inscrições para as oficinas de teatro, com a professora e atriz, Adriana Lodi!
Informações: 32440411/34436039


Oficina Leituras Dramáticas e Poéticas - Professora: Adriana Lodi
Horário: Segunda e quarta de 12h às 14h
Período: 27 de fevereiro a 23 de maio
Vagas: 20 alunos
Local: Teatro de Bolso Espaço Cultural 508 Sul

Objetivos: Exercitar a leitura e o trabalho de interpretação do ator utilizando como material, textos poéticos e teatrais; Desenvolver a visão crítica do aluno através da leitura e discussão dos textos; Exercitar o trabalho de construção da personagem, com o intuito de preparar o aluno para uma construção mais consciente e criativa do texto cênico.

Metodologia: Exercícios de dicção, respiração, articulação e modulação do texto, para uma melhor capacitação fônica do aluno; exercícios de leitura e compreensão de texto; trabalho pontual com a construção do personagem a partir dos textos trabalhados – Experimentar a manipulação do texto pelo intérprete, com explorações individuais e em grupo.


Oficina Teatrando 1 - Professora: Adriana Lodi
Horário: segunda e quarta 15h às 17h
Período turma A: 27 de fevereiro a 2 de maio
Período turma B: 07 de maio a 06 de junho
Vagas: 30 alunos
Local: Sala de Balé do Teatro Nacional Claudio Santoro

Objetivos: Despertar o gosto e o interesse do aluno pelo fazer artístico, utilizando as artes cênicas como instrumento de fomentação da sensibilidade e da capacidade criadora, desenvolver as aptidões criativas dos alunos tendo o universo teatral como veículo.

Metodologia: Aplicação de jogos e exercícios teatrais que desenvolvem a confiança, a desinibição, aproximando assim o grupo. Exercícios e técnicas de percepção e sensibilização corporal. Utiliza-se como instrumento de trabalho de composição, a prática com o improviso de situações cotidianas, colocando o grupo em contato com o material primordial do teatro: o ator, seu corpo, suas ideias e emoções.


Projeto – Curso de Experimentação e Criação Cênica - Professora: Adriana Lodi
Horário: terças, quintas e sextas das 8h às 13h
Vagas: 30 alunos
Público Alvo: dos 14 aos 40 anos _ com alguma experiência em teatro
Seleção dias 6 e 8 de março o interessado deve comparecer aos 2 dias de seleção com um texto teatral de no máximo 5 min decorado
Local: Sala de Balé do Teatro Nacional Claúdio Santoro
Período do módulo 1: de 06 de março a 04 de maio
Período do módulo 2: de 15 de maio a 20 de julho.
Período do módulo 3: de 7 de agosto a 5 de outubro
Período do módulo 4 : de 16 de outubro a 14 de dezembro.

Descrição: o curso Teatrando Montagem tem como objetivo fomentar o trabalho prático com as artes cênicas. Proporcionar a experiência direta com fazer teatral e com o trabalho do ator/criador. Percorrendo desde as áreas técnicas de produção, figurino e cenário bem como a criação e interpretação de textos dramáticos.

Este ano o curso será dividido em 4 módulos individuais. Cada módulo terá aproximadamente 140 h/aula. E contará com uma abordagem específica da criação a partir de um determinado material. Com seleção em cada um dos módulos

Módulo 1 : A criação a partir do corpo.

Módulo 2 : A produção e elaboração do material cênico para o mercado. (Interface com o Cena Contemporânea).

Módulo 3: A criação a partir do que está fora do corpo (objetos, figurinos, espaço).

Módulo 4: A criação a partir do texto do próprio ator/criador.

Cada aluno e/ou grupo deverá construir um material cênico a partir de tema comum para ser apresentado ao final do módulo como exercício de criação.

Objetivos: Criar um espaço de amadurecimento e experimentação para alunos que já obtiveram algum contato com oficinas de teatro e tem o interesse de ampliar seus conhecimentos; Exercitar a imaginação, sensibilidade e expressividade do aluno/ator na composição cênica a partir do reconhecimento de sua importância enquanto ser criativo; Fomentar uma sólida formação do grupo com vistas ao exercício profissional e a produção do conhecimento em artes cênicas;

Metodologia: Aplicação sistemática de jogos teatrais, exercícios e discussão em grupo sobre a estrutura cênica; pesquisa e investigação, do corpo físico e fônico do aluno/ator, e do material teórico necessário para a criação; Utilização da improvisação físico-fônica, associando a palavra ao corpo para composição de partituras cênicas individuais e coletivas; Assistir e discutir sobre a montagem de diferentes espetáculos cênicos apresentados na cidade; Criação de material cênico para apresentação e avaliação ao final de cada módulo.




ESPAÇO CULTURAL MOSAICO -SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330
Site: http://www.espacoculturalmosaico.com.br/


“Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário