29 junho, 2012

Tão longe, tão perto, tão perto, tão...

Grupo de Dança dirigido pela coreógrafa Eva Shcul traz o espetáculo “Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO”, além de workshop sobre leituras do movimento

O Espaço Cultural Mosaico recebe o espetáculo “Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO”, da companhia “Ânima Cia de Dança” e direção da coreógrafa e bailarina gaúcha Eva Schul. A coreógrafa ministrará, também, um workshop de nome “Leituras do Gesto”, no mesmo dia. A apresentação única acontece no dia 04 de julho (quarta-feira), às 21 horas, e o workshop às 14 horas.

“Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO” apresenta a dança contemporânea em seu estado latente. Inédito em Brasília, o espetáculo estreou em 2008, no Rio Grande do Sul. Baseado na incompreensão dos sentimentos e na comunicação interrompida, o espetáculo discute os sintomas da falta de diálogo nas cidades. Desencontros, atrasos, enganos, medos e barreiras estão a serviço do corpo, do movimento e da direção fiel de Eva Schul. Em cena, duas bailarinas encarnam os desafios da incomunicação.



Texto: Eva Schul - diretora do espetáculo

Vivemos numa sociedade de controle, com câmeras por todo lado vigiando nosso dia a dia. O controle disseminado cria a impessoalidade, tornando-nos objetos, modulando os fluxos sociais, regulando nossos desejos.

O controle, na sociedade contemporânea, é exercido de modo glamourizado pela indústria cultural, tornando interna a ideologia exercida pelos meios de comunicação de massa, que produzem certa forma de ser, de viver, de pensar e de sentir. A estratégia atual é construir subjetividades, de forma que se enquadrem no modo de vida oferecido pela sociedade. O poder moderno exerce-se na produção e na repressão.

Esta sociedade escópica impõe uma existência vinculada à visibilidade, mas por outro lado, amplia cada vez mais a vigilância e o controle sobre cada indivíduo fazendo existir um olhar invisível pousado eternamente nele. A instância desse olhar atribuído ao outro, transforma-nos todos em objetos vistos e controláveis.

A visibilidade total a que se submete um cidadão hoje em dia pode ser uma armadilha. A nossa sociedade vem criando cada vez mais uma condição de transparência dos seus participantes e, muitas vezes, estamos reivindicando para sermos modernos, a visibilidade ampliada, como um direito, esquecendo que nossa intimidade preserva nossa individualidade e nossos direitos.

Usando desta visão contemporânea como um raio-X sobre as relações humanas, trazemos neste trabalho a transparência sobre a emoção, elemento desvalorizado por esta sociedade da indústria cultural, buscando a humanização através da arte.

Ficha Técnica:
Eva Schul - Diretora
Renata de Lélis - Bailarina
Viviane Lencina - Bailarina
Marcinho Zolá - Produtor
Felipe de Paula - Operador de som e luz
Sysnandes Produções - Produção Local 

Serviço
Espetáculo: Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO
Data: 04 de julho (única apresentação)
Local: Espaço Cultural Mosaico (SCRN 714/15 Bloco D Loja 16 – Fone: (61) 3032-1330
Ingressos: a R$ 15,00. Desconto de 50% para idosos, estudantes, professores e a classe artística
Horário: 21h
Classificação Indicativa: 12 anos

Workshop: Leituras do gesto - Dança Contemporânea (com Eva Schul)
Data: 04 de julho
Horário: das 14 às 17h - Carga horária: 3hs
Publico alvo: bailarinos e atores - disponibilidade máxima 15 vagas
Local: Espaço Cultural Mosaico
Workshop Gratuito
Inscrições: nalva.sysnandes@gmail.com
Informações: (61) 8122-2990


ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário