29 junho, 2012

Tão longe, tão perto, tão perto, tão...

Grupo de Dança dirigido pela coreógrafa Eva Shcul traz o espetáculo “Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO”, além de workshop sobre leituras do movimento

O Espaço Cultural Mosaico recebe o espetáculo “Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO”, da companhia “Ânima Cia de Dança” e direção da coreógrafa e bailarina gaúcha Eva Schul. A coreógrafa ministrará, também, um workshop de nome “Leituras do Gesto”, no mesmo dia. A apresentação única acontece no dia 04 de julho (quarta-feira), às 21 horas, e o workshop às 14 horas.

“Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO” apresenta a dança contemporânea em seu estado latente. Inédito em Brasília, o espetáculo estreou em 2008, no Rio Grande do Sul. Baseado na incompreensão dos sentimentos e na comunicação interrompida, o espetáculo discute os sintomas da falta de diálogo nas cidades. Desencontros, atrasos, enganos, medos e barreiras estão a serviço do corpo, do movimento e da direção fiel de Eva Schul. Em cena, duas bailarinas encarnam os desafios da incomunicação.



Texto: Eva Schul - diretora do espetáculo

Vivemos numa sociedade de controle, com câmeras por todo lado vigiando nosso dia a dia. O controle disseminado cria a impessoalidade, tornando-nos objetos, modulando os fluxos sociais, regulando nossos desejos.

O controle, na sociedade contemporânea, é exercido de modo glamourizado pela indústria cultural, tornando interna a ideologia exercida pelos meios de comunicação de massa, que produzem certa forma de ser, de viver, de pensar e de sentir. A estratégia atual é construir subjetividades, de forma que se enquadrem no modo de vida oferecido pela sociedade. O poder moderno exerce-se na produção e na repressão.

Esta sociedade escópica impõe uma existência vinculada à visibilidade, mas por outro lado, amplia cada vez mais a vigilância e o controle sobre cada indivíduo fazendo existir um olhar invisível pousado eternamente nele. A instância desse olhar atribuído ao outro, transforma-nos todos em objetos vistos e controláveis.

A visibilidade total a que se submete um cidadão hoje em dia pode ser uma armadilha. A nossa sociedade vem criando cada vez mais uma condição de transparência dos seus participantes e, muitas vezes, estamos reivindicando para sermos modernos, a visibilidade ampliada, como um direito, esquecendo que nossa intimidade preserva nossa individualidade e nossos direitos.

Usando desta visão contemporânea como um raio-X sobre as relações humanas, trazemos neste trabalho a transparência sobre a emoção, elemento desvalorizado por esta sociedade da indústria cultural, buscando a humanização através da arte.

Ficha Técnica:
Eva Schul - Diretora
Renata de Lélis - Bailarina
Viviane Lencina - Bailarina
Marcinho Zolá - Produtor
Felipe de Paula - Operador de som e luz
Sysnandes Produções - Produção Local 

Serviço
Espetáculo: Tão Longe, Tão Perto, Tão Perto, TÃO
Data: 04 de julho (única apresentação)
Local: Espaço Cultural Mosaico (SCRN 714/15 Bloco D Loja 16 – Fone: (61) 3032-1330
Ingressos: a R$ 15,00. Desconto de 50% para idosos, estudantes, professores e a classe artística
Horário: 21h
Classificação Indicativa: 12 anos

Workshop: Leituras do gesto - Dança Contemporânea (com Eva Schul)
Data: 04 de julho
Horário: das 14 às 17h - Carga horária: 3hs
Publico alvo: bailarinos e atores - disponibilidade máxima 15 vagas
Local: Espaço Cultural Mosaico
Workshop Gratuito
Inscrições: nalva.sysnandes@gmail.com
Informações: (61) 8122-2990


ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330



 

26 junho, 2012

19 junho, 2012

O projeto Falando de Arte discute Direito Autoral em sua segunda edição!



E como ficam os direitos autorais em tempos de downloads gratuitos? Será que no Brasil temos leis de propriedade intelectual compatíveis com a cultura contemporânea? Como garantir ao autor todos os direitos sobre sua obra, sem que a sociedade seja privada de suas produções culturais? A delicada questão acerca dos direitos autorais é tema da segunda edição do projeto Falando de Arte. As formas atuais de usufruto de obras culturais vêm sofrendo grandes transformações a partir dos avanços tecnológicos, de forma a gerar um descompasso entre as leis que garantem a propriedade intelectual e as formas de consumo dessa produção. Para esquentar o debate acerca dessa polêmica, o Espaço Mosaico convidou o gerente da ECAD regional, Nereu Silveira, a produtora cultural de Brasília, Ale Capone, o músico GOG, que em breve lançará seu décimo disco e que neste mês faz o ensaio aberto no Mosaico, além do produtor e DJ, Pezão, do Sistema Criolina.

Sem pretensões de chegar a conclusões definitivas, o Mosaico abre suas portas para as polêmicas envolvidas no tema e apresenta a importância de se levantar discussões como esta, diante do atual cenário de produção e distribuição de bens culturais no Brasil.

Dia: 03/07 - terça-feira - às 20h30 no Espaço Mosaico
Evento Gratuito!
Classificação Indicativa: 18 anos
Informações: (61)30321330


 



ESPAÇO CULTURAL MOSAICO -SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330
Site: http://www.espacoculturalmosaico.com.br/   





15 junho, 2012

Mosaico apoia: DJam Session Turntablism!

A DJam Session Turntablism - encontro de DJs (Disc jockey) de Brasília, com a necessidade de interagir e fortalecer DJs de nossa cidade, acontece para nos aperfeiçoar em técnicas, repertórios e nos engrandecer em uma evolução conjunta, propiciando não só uma oportunidade para os DJs como um lazer para Brasília.
Com o Foco em fortalecer Turntablism (O Turntablism é a arte de manipular sons e criar músicas) ou seja em performances, que tem sido pouco explorado em Brasília, seguimos assim em sua 8ª edição.

DJ Session Turntablism- http://www.djamsession.blogspot.com/



Venham todos curtir os melhores djs com Hip Hop, Funk, Soul, Break Beat, Ragga, Electro...

Serviço:
Dia: 16/06/12 - sábado, a partir das 15h
Local: Museu Nacional


ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330






12 junho, 2012

Fotos Arte e Estética 2012!

Para quem quer saber como anda o Arte e Estética, já temos fotos no ar:

Mini Cabaré Tanguero, com Julieta Zarza
https://picasaweb.google.com/117320496086399731089/EspetaculoMiniCabareTangueiroArteEEstetica2012

















Para Acabar com o Julgamento de Deus, com Adeilton Lima
https://picasaweb.google.com/117320496086399731089/EspetaculoParaAcabarComOJulgamentoDeDeus

















Eros Impuro, com Jones de Abreu
https://picasaweb.google.com/117320496086399731089/EspetaculoErosImpuro



















ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330


04 junho, 2012

E hoje tem SIGA!


Em comemoração ao dia do meio ambiente, o Sarau Ambiental recebe o Sarau Siga para, juntos, discutirem novas políticas e propostas ambientais. Com o intuito de fortalecer o diálogo a respeito da sustentabilidade, convidamos o deputado e engenheiro florestal, Joe Valle, cujo mandato visa à sustentabilidade de Brasília; além da pesquisadora, Larissa Malty, que através do livro “Alumeia – O Cerrado que a Velha Conta” apresenta o saber popular como fonte de pesquisa para se pensar a Gestão Ambiental. Contamos ainda com representantes de movimentos civis, que trabalham para fortalecer a democracia participativa, visando o estabelecimento de uma cidade melhor para se viver. São eles: Wagner Soares, do Movimento Nova Brasília e Luiza Padoa, do Sarau da Passagem. O primeiro estimula a integração entre pessoas, organizações e redes do Distrito Federal, e o segundo é uma iniciativa que convida os moradores do DF a participarem da revitalização de nossas áreas públicas. Antes e depois das apresentações, DJ Pezão, do Sistema Criolina.
É claro que no comando desta grande ação social estarão os nossos queridíssimos Vavá Afiouni, Cirilo Quartin e Ricardo Guti!

Dia: 04/06 – segunda-feira, às 18h30
Local: Câmara Legislativa do DF – Foyer do Plenário – Térreo inferior
Entrada Franca!
Informações: (61)30321330

ESPAÇO CULTURAL MOSAICO
 -SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330