11 novembro, 2011

Feliz Cidade Nesta Sexta-Feira Mística!


Por: Luiza Spínola

Não há como negar: noite de sexta-feira é aquela que sempre nos convida a sair, nem que seja para comemorar o fim de mais uma semana. Há alguns anos, aqui em Brasília, era dia de rockonha e de fazer música com os amigos. Afinal, há 30 anos, as opções de baladas eram ainda bastante restritas na jovem capital do país. O rock nacional dos anos 80 surge a partir daí e dizem que o espírito de Renato Russo ainda ronda por toda a cidade. Ontem mesmo, olhando pela janela, observei um grupo de jovens que seguiam a pé cantando em coro músicas da Legião Urbana. Não pude deixar de pensar que o espírito dos anos 80 é mesmo um mito na cidade. Não foi à toa que Vladimir Carvalho fez do seu último filme uma homenagem a essa Brasília. De qualquer forma, o filme já saiu de cartaz e ainda não foi lançado em DVD, então, se você não assistiu, vai ter que esperar mais um pouquinho para conseguir ver.

Mas tudo bem, hoje é sexta-feira e se não rola de assistir ao “Rock, Brasília!”, a indicação vai para “A Pele que Habito”, o novo do Almodóvar e “O Palhaço”, do Selton Mello, com sessão de 0h30 no Pier 21. Outro filme bem cotado entre o público brasiliense é o “Melancolia” do Lars Von Trier, que depois de lotar o Cine Brasília durante uma sessão gratuita, ainda se mantém em cartaz no cinema do Iguatemi e do Park Shopping. Mas se você já assistiu a esses filmes ou apenas prefere aproveitar a sexta para ir ao teatro, a indicação vai para “Depois da Chuva”, dirigido por Daniela Diniz, com Adriana Lodi e Valéria Rocha, as 21h00, no Espaço Cultural Renato Russo. Ainda para esse público, tem a programação do Projeto de Ocupação da Funarte, que inclui o Paralelo 16° com a apresentação de “Ímpar”, da Focus Companhia de Dança, às 21h00, além da Conexão África Brasília, que apresenta a cantora Camila Faustino, às 20h00, na Sala Cássia Eller.

Se depois do cinema, do teatro e do espetáculo de dança você ainda estiver cheio de energia, a dica é curtir um forró com Dominguinhos no Arena, ou uma Fanfarra na 609/610 Sul, com os DJs Barki, Batma, Oops e Emídio. Mas se você estiver quebrado e procurando algum evento bom e gratuito, o melhor é curtir um bom jazz com o pianista francês, Baptiste Trotignon, que encerra sua turnê pela América Latina, hoje, às 20h00, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional. Não há como negar, na Brasília contemporânea a diversidade na programação cultural é tão recheada quanto a de qualquer grande cidade brasileira. Ainda assim, se você curte Brasília, justamente pelas singularidades da cidade, o ideal para essa sexta-feira é tirar a bike da garagem e aproveitar o horário de verão para pedalar no parque, passar na casa daquele velho amigo e preparar a viola para homenagear a lua cheia, que deixa o céu mais lindo do mundo ainda mais brilhante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário