08 novembro, 2011

O Arte e Cidadania apresenta, pela primeira vez em Brasília, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz!


O Arte e Cidadania, que em sua sexta edição conta com a coprodução e a curadoria do Sistema Criolina, apresenta à Brasília, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. Pela primeira vez o público brasiliense terá a oportunidade de conhecer a mais aclamada produção musical brasileira e seus inovadores arranjos para o universo percussivo baiano. Criada há cinco anos pelo maestro, arranjador e saxofonista Letieres Leite, a Orkestra foi apresentada por Pedro Alexandre Sanches, crítico da revista Bravo, como a “nova vanguarda baiana”. Em 2010, pelo lançamento do primeiro CD, conquistou diversos prêmios, dentre eles: Melhor Grupo Instrumental e Revelação do Ano pelo Prêmio da Música Brasileira e Melhor CD Popular pelo Prêmio Bravo.

O sucesso do projeto se deve ao resgate da ancestral percussão baiana, inspirada na cultura do centro de Salvador, na música sacra do culto afro-baiano do Candomblé e nas grandes agremiações percussivas, porém sob uma roupagem harmônica moderna, influenciada pela música caribenha e pelo jazz mundial. Até mesmo em sua formação a Rumpilezz se apresenta de maneira similar a uma big band, contando com 15 sopros e 5 percussionistas, que apresentam suas composições e toques fies às células rítmicas africanas, com nuances do improviso moderno. Em seu nome a Orkestra já demonstra esta fusão da percussão com o jazz e por isso acrescenta aos três atabaques do Candomblé: o Rum, o Rumpi e o Lé, o Z duplo do Jazz.

O grupo, que também foi destaque durante o último Rock in Rio, chega a Brasília para apresentação única no dia 25 de novembro, as 22h00, na área externa da Funarte. O Arte e Cidadania, realizado pelo Instituto Zabilin de Arte e Cultura, confirma assim, sua missão de trazer gratuitamente arte e cultura para a população do DF. Por isso, vamos às ruas, ouvir o jazz dos orixás!

Mais informações:

http://www.rumpilezz.com/

www.myspace.com/letieresleiteamporkestrarumpilezz

www.twitter.com/rumpilezz


Um comentário:

  1. Ainda vale lembrar que este Arte e Cidadania conta com a participação especialíssima da Só Som Salva, portanto, teremos DJs Criolina antes e depois do show! Para mais informações acesse o site: http://www.criolina.com/
    Além disso, o bar fica por conta da nossa queridíssima, Jenny Choe, que vai cercar a área do show de forma que o público fique mais seguro e mais juntinho! Nos encontramos lá! Beijos!

    ResponderExcluir