27 janeiro, 2012

Mosaico indica: Revistas!

Você está procurando por revistas menos caretas e menos sensacionalistas? Não aguenta mais ver os mesmos rostos estampados nas mesmas revistas? E também concorda que além de informar, a mídia deve incentivar a criatividade?
Então se liga nessa dica do Mosaico, que selecionou três revistas produzidas no DF, cujos trabalhos indicam novas tendências para se pensar o mercado das revistas no Brasil.

Revista Nil: publicação bimestral, impressa e eletrônica, que apresenta como tema central o universo artístico e cultural do Brasil, com enfoque especial no Distrito Federal e cidades do entorno: http://nilrevista.com/


Revista Voz: sua primeira edição acabou de sair do forno. A iniciativa veio de um grupo de sakatistas brasilienses que se juntou para dar voz ao skate e todas as outras manifestações ligadas a ele. O trabalho fotográfico presente na revista merece destaque: http://issuu.com/revistavozskate/docs/www.revistavoz.com.br?mode=window&backgroundColor=%23222222



Revista MeiaUm: independente e plural é como ela se denomina. Valoriza os artigos e os grandes ensaios, proponda análises e reflexões mais profundas acerca de temas importantes da atualidade: http://www.meiaum.com.br/index.php



“Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010”.



25 janeiro, 2012

Mosaico indica: editais abertos para cultura e educação!

Para interessados em estudar cinema em Cuba, para quem precisa de apoio na produção e finalização de filmes, para os que promovem arte e educação, para projetos de teatro, dança e circo... Enfim, um incentivo para a produção criativa! Segue abaixo alguns editais abertos:




ATÉ 10 DE MARÇO
NACIONAL - EICTV SAN ANTONIO DE LOS BAÑOS
A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) abrirá, a partir de 25 de janeiro, processo seletivo para brasileiros interessados em participar do Curso Regular (período 2012-2015). As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março. As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de março, em cinco capitais brasileiras: Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Goiânia e Belém. O início do curso está previsto para o mês de setembro e o término será em julho de 2015. Os candidatos deverão ter idade entre 22 e 29 anos.
http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/17/eictv-san-antonio-de-los-banos/


ATÉ 15 DE MARÇO
EDITAL BNDES - PROJETOS CINEMATOGRÁFICOS 2011/2012
A Seleção de Projetos Cinematográficos BNDES 2011/2012 visa apoiar projetos de produção e finalização de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário.
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura//Audiovisual/Selecao/Edital_2012


AÉ 21 DE MARÇO
FUNDO COMGÁS DE PATROCÍNIO SOCIOCULTURAL
O Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural apoia iniciativas enquadradas no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), que promovam aprendizado transformador e relações sustentáveis, despertem crianças, jovens e comunidades para novas perspectivas de vida, valorize saberes locais, promover a diversidade das expressões artísticas, e contribua para democratização e circulação de conhecimento e cultura.
http://www.fundocomgas.com.br/participe/regulamento/


ATÉ 30 DE MARÇO
EDITAIS DO PRÊMIO BRASIL CRIATIVO
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa (em estruturação), publicou dois editais do Prêmio Brasil Criativo na última sexta-feira, 30 de dezembro, no Diário oficial da União (Seção 3, páginas 29 a 31). As inscrições para os dois editais, que distribuirão R$ 4,1 milhões em prêmios, poderão ser feitas de até 30 de março.
http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/02/economia-criativa-13/


ATÉ 13 DE JULHO
EDITAL IBERESCENA
O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas abriu na segunda, 16 de janeiro, as inscrições para a seleção de projetos de dança, teatro e circo. Nesta edição, o Fundo destinará recursos a projetos de coprodução de espetáculos de teatro, dança e circo; ajuda a festivais, redes e circuitos; apoio a encontros e seminários voltados à formação na área de gestão e produção; e ajuda à criação dramatúrgica e coreográfica.
http://www.funarte.gov.br/edital/iberescena-abre-inscricao-de-projetos/
 ou
http://segib.org/files/2011/12/Pliegos-Licitación-Evaluación-Iberescena.pdf


ATÉ 31 DE JULHO
BNDES PROCULT
Dedicado exclusivamente à cadeia produtiva do audiovisual até novembro de 2009, o Procult alcança uma nova fase e se expande para diferentes segmentos da economia da cultura. Assim, o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura – BNDES Procult se consolida como o principal instrumento do Banco de apoio ao setor cultural, estruturado em três subprogramas.
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura/Procult/

24 janeiro, 2012

É como dizem por aí: "all we need is just a little patience!"


Queridos artistas e demais interessados no envio de projetos para ocupação da pauta Mosaico 2012,

É com grande ressentimento que informamos sobre o atraso da nossa chamada pública. Na verdade, nossa iniciativa é parte do projeto apresentado pelo Espaço Mosaico ao prêmio Procultura do Minc/Funarte. Em dezembro de 2011 as informações apresentadas pelo Minc deixavam claro que o contrato seria assinado em janeiro para início do projeto em março de 2012. No entanto, o Minc tem atrasado este procedimento fazendo com que sejamos obrigados a adiar os projetos do Procultura, uma vez que não podemos começar sua execução antes da assinatura do contrato.

Contamos com a compreensão de todos e esperamos que o Minc agilize seus procedimentos de forma a não atrasar ainda mais o projeto de programação do Espaço Mosaico. E não se preocupem, será dada a maior cobertura possível quando do lançamento final do chamamento público para ocupação da pauta.

Agradecemos a atenção de todos! E esperamos reencontrá-los em breve aqui no Espaço!


“Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010”.




23 janeiro, 2012

Quando a agenda cultural sai na segunda, pode saber, a semana está cheia!!


O ano está apenas começando e pela agenda cultural da cidade 2012 vai ser rico em atividades culturais. Em menos de um mês, só durante o 1º Festival Internacional de Arte de Brasília, já tocaram na cidade, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ellen Oléria, Dillo Daraujo, Berimbrown, dentre muitos outros... E o Festibrasília ainda vai trazer muita gente boa até o dia 10 de fevereiro. Dentre os próximos shows estão o de Gog e Tulipa Ruiz na sala Vila Lobos do Teatro Nacional, na próxima quarta-feira, além de Wanessa da Matta, que se apresenta na próxima sexta no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No sábado, dia 28/01, a Vila Lobos receberá Eumir Deodato e trio.

Junto com fevereiro ainda chegam à cidade Ney Matogrosso e Indiana Nomma, sexta 03/02, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães; enquanto a sala Vila Lobos receberá Marambaia, Wagner Tiso e Som Imaginário no sábado dia 04, Cacai Nunes e Roberto Corrêa no dia 11. Para acompanhar a programação completa do festival, basta acessar o link: http://festiarte2012.blogspot.com/p/programacao-completa.html

Mas a cidade também tem recebido diversos outros projetos, até mais intimistas. O CCBB, por exemplo, entra para o circuito, Retrospectiva Lars Von Trier, a partir da próxima quarta-feira, que fica em cartaz até 5 de fevereiro. E sedia todas as terças, até 07 de fevereiro, o projeto Quadrilátero, promovidos pelo saxofonista Leo Gandelman, responsável pela abertura do evento na semana passada. Amanhã o projeto receberá o Quarteto de Cordas Dedilhadas, formado por Henrique Cazes (cavaquinho), José Paulo Becker (violão), Joel do Nascimento (bandolim) e Marcello Gonçalves (violão de 7 cordas), além do percussionista convidado, Beto Cazes. Serão dois shows, um às 13h (gratuitamente) e outro às 21h (ingresso: R$6,00 – inteira), com retirada de ingressos uma hora antes.

Para comemorar os 70 anos de Clara Nunes, várias duplas de intérpretes participarão da homenagem intitulada, Contos de Areia, que também acontece no CCBB a partir da próxima quinta-feira. A primeira apresentação será com a baiana Mariene de Castro e o carioca Pedro Miranda. Sábado e domingo vai ser a vez da paulistana Fabiana Cozza e do carioca Elton Medeiros. Os ingressos já estão esgotados, mas um telão será instalado perto do bistrô Bom Demais para transmitir o evento. Mais informações sobre horários e outros eventos produzidos pelo CCBB Brasília, acesse: http://www.bb.com.br/portalbb/page504,128,10177,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9913

Aqui no Mosaico estamos trabalhando arduamente para que este ano seja ainda melhor do que o passado e ainda pior do que o próximo, afinal, caminhamos pela espiral ascendente, ou seja, daqui pra frente só melhora!! Pautas abertas e projetos em processo de elaboração! Aguardem novidades! O ano promete!



"Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010"

20 janeiro, 2012

Agora, sim! O resultado da Oficina de Solos Perfomáticos!

Willian Lopes como sempre surpreendendo! Na última oficina que ministrou no Espaço Mosaico não montou, junto de seus alunos, uma peça tetral como resultado final! O grupo decidiu trabalhar com a linguagem cinematográfica, preferindo filmar as performances preparadas por cada aluno!
No vídeo aqui exposto podemos ver o 1º Resultado da Oficinia de Construção de Solos Performáticos, ministrada por Willian Lopes no segundo semestre do ano passado. Este é um dos desdobramentos do projeto de Tiago Ianuck.



E neste ano tem mais, pessoal!! Preparem-se!

 
“Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010”.


19 janeiro, 2012

Recomendação do Mosaico para aqueles que curtem o verão brasiliense: Mostra Lars Von Trier!

Gente, ta rolando, de graça, uma retrospectiva dos trabalhos realizados pelo grande diretor dinamarquês, Lars Von Trier!
A mostra está em cartaz no Cine Brasília e no próximo dia 25 entra também no circuito do CCBB!
Conta com filmes raros e nunca vistos no Brasil, sem deixar de fora os trabalhos que consagraram o diretor!
Os ingressos estão sendo distribuidos uma hora antes de cada filme!
A dica pode ser boa para quem está curtindo o verão em Brasília. Afinal, em meio a tanta chuva, nada melhor do que cinema e pipoca!


Para conferir a programação completa do evento, entre aqui: http://www.bb.com.br/portalbb/page511,128,10172,1,0,1,1.bb?codigoMenu=0&dtInicio=1/2012&codigoEvento=4459

17 janeiro, 2012

Temas para re.pensar a arte!


A arte realmente precisa de uma função social? Qual o seu valor estético na cultura contemporânea? Quais efeitos uma sociedade extremamente utilitarista causa na produção artística de um tempo? Há seis anos Cláudio Chinaski se debruçou sobre perguntas como essas e escreveu um desabafo filosófico para  que pudéssemos repensar as políticas públicas voltadas para a arte em Brasília! Como ele mesmo disse, o texto ainda soa bastante atual! Como o Mosaico acredita nesta discussão, segue link para o texto: http://cchinaski.wordpress.com/textos-sobre-arte/
Valeu, Cláudio!

16 janeiro, 2012

Mosaico Recomenda: SOBRE TRUTAS, CIBALENAS E OLHARES - Livremente inspirado no conto OLHAR, de Rubem Fonseca

SOBRE TRUTAS, CIBALENAS E OLHARES busca um equilíbrio entre os eixos dos desejos artísticos e o conto "Olhar", de Rubem Fonseca, como mote para a criação cênica. As cenas transitam entre o universo do ator e do personagem construindo suas respectivas alteridades a partir do olhar que habita no outro.
Foram seis meses de mergulho com perspectivas do processo colaborativo, criando, desconstruindo, recortando, desapegando, se perdendo, discutindo, montando etc, na tentativa comum de dar vozes aos olhares das várias esferas do fazer teatral, que confluiu na criação de uma dramaturgia contemporânea que desperta os sentidos em sinestesia.



Serviço:

DATAS: Todas as sextas, sábados e domingos de Fevereiro.
HORÁRIOS: Sextas e Sábados às 21h e Domingo às 20h.
INGRESSOS: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) - Buffet volante no final de cada sessão. 
LOCAL: E.T.C.A. - Escola Teatral Confins-Artísticos - Sala Chacovachi - SCLRN 711 BLOCO C LOJA 05



Ficha Técnica:

Dramaturgia: BR S.A. - Coletivo de Artistas

Direção:  BR S.A. - Coletivo de Artistas
Supervisão Geral: Kênia Dias

Elenco: Denis Camargo, Gustavo Reinecken e Lidiane Araújo
Músico: Marco Michelângelo
 
Cenografia: Flávio Alcântara
Assistente de palco: Danielle Mendes

Indumentária e Maquiagem: Ju Welasco
Costureira: Alma Arriaga e Neide 

Diretor Musical: Marco Michelângelo
Músicas: "Truit Aux Amandes": Gabriel F., Luíza Guimarães e Marco Michelângelo.
               "Caça ao Coelho" e "Abstinência": E.T.C.A.

Preparadora vocal: Wilzy Carioca

Desenho de luz e operação: Higor Filipe

Registro fotográfico: Raphael Herzog

Programador Visual: Gabriel Loureiro

Registro Audiovisual: Érico Cazarré

Produção executiva: Georgia Rafaela
Assistente de produção: Ludmilla Valejo e Flávio Alcântara

Assessoria de divulgação: Pedro Caroca e Patrícia Marjorie
Assistente: Julie Wetzel

Apoio: ETCA - Equipe Teatral Confins-Artísticos
Patrocínio: FAC - Fundo de Apoio à Cultura - SECDF
Este espetáculo foi contemplado com FAC 150.001.249/2010 - projeto "OLHAR".
Realização: BR S.A. – Produções Culturais

12 janeiro, 2012

Espaço Mosaico seleciona projetos para ocupação de sua pauta em 2012!


O Espaço Cultural Mosaico, após quase cinco anos de atuação, já é conhecido em Brasília como referência na elaboração e produção de projetos culturais. O Espaço recebe dezenas de espetáculos a cada ano e inclui em sua pauta produções internas resultantes das oficinas, locais e nacionais.

Com o objetivo de estimular a diversidade cultural, abriga a cada ano projetos relacionados à literatura, artes plásticas, cinema e fotografia, além de promover a produção de oficinas, workshops, círculos de leituras, palestras e debates.

Temos grande satisfação, portanto, em divulgar uma chamada pública para ocupação da pauta do Espaço Mosaico para 2012. Como a procura é grande, vamos adiantar algumas informações para que você e seu grupo já possam ir se preparando. E não se preocupe, é algo muito simples e que permite às pessoas que vão analisar os pedidos tomarem suas decisões.

As condições básicas para a participação serão divulgadas ainda em janeiro, portanto, continue acompanhando nossas notícias e aguarde para novas informações!


Quem pode participar?

Todo e qualquer artista, pessoa física ou jurídica, com espetáculos teatrais inéditos ou não.

O que precisa?

Enviar um projeto básico que ajude os analistas na escolha dos contemplados.

Qual a vantagem para quem participar?

Aqui você vai entender o porquê deste processo, caro artista. Como forma de contribuir ainda mais para o processo de produção cultural em Brasília, o Espaço Mosaico oferece aos contemplados:

1 - Isenção na taxa de ocupação do teatro;

2 - Divulgação do espetáculo na Revista Mosaico, com tiragem mensal de 10 mil exemplares;

3 - Divulgação pelo mailing do Espaço Mosaico, com cerca de 20 mil nomes;

4 - Divulgação nas redes sociais do Espaço Mosaico;

5 - Auxílio na divulgação do espetáculo através da assessoria de imprensa do Espaço Mosaico.

Quais nossas principais exigências?

1 - Temporada de no mínimo 06 apresentações (dois finais de semana) e no máximo um mês (12 apresentações);

2 – Ingressos limitados a R$ 15,00 (a inteira);

3 - Inserção da logomarca do Espaço Mosaico no material de divulgação, como Apoiador.


As condições mais específicas serão divulgadas ainda em janeiro, juntamente com as datas disponíveis no calendário do Espaço Mosaico.
Comece a se programar, participe e traga o seu espetáculo para um dos espaços culturais mais atuantes de Brasília!


“Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010”.




09 janeiro, 2012

Cláudio Chinaski no Correio Braziliense!

Feliz ano todo, Brasília!!!
As férias foram boas, mas é hora de recomeçar os trabalhos!!
E nós começamos muito bem, com uma bela entrevista concedida pelo nosso diretor ao Correio. Ele soltou o verbo e garantiu que neste ano volta a dirigir uma peça sua e inicia parcerias internacionais pelo Mosaico!
Vocês já leram?
Então espia pelo blog do Cláudio!
Segue o link: http://cchinaski.wordpress.com/entrevista/



Este Espaço recebe o patrocínio da: